Pages Navigation Menu

A PESCARIA E SEUS HORÁRIOS NOS COSTÕES

A PESCARIA E SEUS HORÁRIOS NOS COSTÕES

Vamos falar um pouco sobre a pescaria no mar, como por exemplo, em um costão.

Particularmente sou viciado em pescaria em costões aqui no Rio de Janeiro pela grande variedade de peixes e de emoções a cada hora do dia ou da noite.

Não se trata apenas de a noite estar escuro e durante o dia está aquele sol. O legal é que conforme as horas vão passando os peixes muitas vezes também vão mudando e as emoções e materiais utilizados na pescaria também vão mudam.

 

Vamos dividir a pescaria em três partes e três horários. Manhã, tarde e noite (que também pode ser considerada a madrugada)

 

MANHÃ

Na parte da manhã, todos sabem que é um excelente horário para pescarias, isso vale tanto para pescarias no mar ou em rios e lagos por exemplo.

Bom, no mar isso se deve a alguns fatores como, por exemplo, movimentação das marés, como preamar (PM) e baixa-mar (BM) e também condições climáticas como tempo bom, ou se tem alguma frente fria influenciando negativamente na pescaria.

Mas geralmente mesmo nas condições de frente fria a parte da manhã é um excelente horário para a pescaria.

TARDE

Temos também a parte da tarde que vamos destacar aqui de 12:00 até as 16:00 horas que não costuma ser um bom horário devido a grande incidência do sol e com isso os peixes vão mais para o fundo ficando mais distantes para a pescaria.

Isso não quer dizer que pescar nesse horário não seja bom, lembre-se que estamos falando de pescaria em costões ok?

Pescarias em alto mar embarcado, por exemplo, não costuma atrapalhar muito as pescarias.

Claro que a parte da manhã e do final de tarde, sempre vai ser melhor, mas em alto mar se pega muitos peixes em qualquer horário do dia ou da noite.

Mas, vamos voltar aos costões…

Temos também a parte da noite, que nós podemos considerar quando escurece até antes do amanhecer.

Esse horário para pescarias em costões é excelente. Eu particularmente considero o melhor.

 

Bom, ok os horários influenciam em mais peixes e menos peixes. Só isso?

Não pessoal, influencia também na variedade e tipo de peixe que se pode pescar.

Vamos dar alguns exemplos para o horário da manhã que podemos considerar do amanhecer até as 11h00 horas. E vamos lembrar que alguns dos tipos de peixes que vou citar, também mudam um pouco conforme as épocas do ano ok? (vou falar sobre isso em outra matéria).

Vamos lá… Nesse horário da manhã podemos encontrar nos costões, por exemplo, uma grande “salada” de peixes em cardumes, como por exemplo, cardumes de Olhos de cão quando costumamos falar que o mar está vermelho de tanto Olho de cão, podemos encontrar também cardumes enormes de Xereletes, Marimbás, Cocorócas, Enxovetas, Sardinhas, e várias outras espécies de peixes.

cardume de olhos de cão

cardume de olhos de cão

Xerelete

Xerelete

Marimba

Marimba

Cocorocá

Cocorocá

Enxovetas

Enxovetas

Podemos também pescar muitas lulas (ou calamares), nesse horário. Sobre as lulas podemos lembrar que é um molusco delicioso e também é uma das melhores iscas para pescaria em costões.

Lula

Lula

Já na parte da tarde que podemos considerar de 12:00 até as 16:00 horas, geralmente não costuma ser um bom horário para a pesca, principalmente pela grande incidência de sol que acaba afastando os peixes mais para o fundo. Claro que sempre saem alguns peixes nesse horário, eu  mesmo no meu canal no Youtube que é o www.youtube.com/PescaseDicas  onde vocês podem conferir que eu tenho vários vídeos pescando nesse horário da tarde e fisgando bastante peixe. Mas não vamos esquecer que  geralmente não é o melhor horário para a pesca. Mas nada impede de fisgarmos ótimos peixes como, por exemplo, Pampos, Corvinas e Papa-terras ou (betaras).

NOITE

Agora, sobre o horário da noite que eu costumo considerar o horário que escureceu até um pouco antes de amanhecer, esse eu com certeza considero o melhor horário para a pescaria, pois é muito interessante a variedade de peixes que vão mudando conforme vão se passando as horas.

Por exemplo, assim que escurece você ainda está pescando aqueles peixes do final de tarde e começando a pescar os peixes do inicio de noite e isso inclui Lulas, Xereletes, Marimbas, Olhos de cão, Papa-terras, Corvinas etc.

Conforme as horas vão se passando como, por exemplo, as 21:00 horas a situação já está diferente e a emoção na pescaria também já está mudando pois começam a aparecer peixes maiores e alguns peixes predadores e bem pesados e brigões como por exemplo o Peixe Espada. O legal é que isso obriga a nós pescadores a mudarmos totalmente o nosso tipo de pescaria e o material que estamos utilizando. Por isso eu sempre levo pelo menos dois tipos de conjuntos de varas e molinetes para as pescarias. Levo um material leve para a pescaria, por exemplo, das Lulas e Olhos de cão e o material mais pesado para a pescaria das Espadas e outros peixes maiores que podem aparecer como grandes Corvinas ou Enchovas.

Lembrando que quando aparecem as Espadas o resto da noite e a madrugada e provavelmente até um pouco antes do amanhecer, a pescaria vai ser basicamente só de Espadas, pois elas são grandes predadoras, sempre chegam em cardumes gigantescos com centenas ou até milhares de peixes e acabam afastando, por exemplo, as Lulas e os outros peixes menores que estavam sendo facilmente fisgados na pescaria.

Mais não deixa de ser muito bom, pois a pescaria de Espadas é uma pescaria muito emocionante, pesada e produtiva, principalmente se você deseja levar alguns exemplares para fazer um delicioso filé de peixe! Humm… Eu adoro J

Espero ter tirado algumas duvidas de vocês sobre horários de pescarias em costões.

 

 

Pessoal não se esqueça de se inscrever no nosso canal no Youtube www.youtube.com/PescaseDicas   pois além de muitos vídeos legais de pescarias e muitas dicas de pesca, estamos agora fazendo muitos sorteios de materiais de pesca ok? Então espero vocês lá no canal também!

Boa pescaria a todos!

 

Marcelo Berlinski (jornalista e apresentador no Canal Pescas & Dicas)

Canal no Youtube: Pescas & Dicas (www.youtube.com/pescasedicas)

Quer anunciar ou divulgar seu produto canal?

Entre em contato conosco: pescasedicas@gmail.com

Curtam: www.facebook.com/PescaseDicas

Logo Pescas e Dicas

  • Roger Ferreira

    Muito legal cara, também curto e muito a pescaria de costões, pesco muito virando a noite até de manhã na pedra do Leme, na grande maioria das vezes pescando as espadas com boia luminosa. Show de matéria. Parabéns !