Pages Navigation Menu

Escolhendo sua Isca

Escolhendo sua Isca

Uma das maiores decisões que você vai fazer é escolher qual isca que você vai usar na sua próxima pescaria. A ideia por trás é atrair um peixe e convencê-lo a comer a isca. Então, fazer a escolha da isca certa muitas vezes pode significar a diferença entre sucesso e fracasso na água.

Iscas existem em uma grande variedade de formas e tipos, mas vamos apenas dividi-las em três categorias simples: isca viva, isca morta e isca artificial. Quando e como usar cada isca nessas categorias é o que faz com que alguns pescadores se saiam melhores do que outros.

Isca viva

Como o nome indica, esta isca é realmente viva. Pode ser qualquer coisa, desde um verme de sangue vivo, larvas ou um pequeno peixe vivo. Caranguejos, camarões, sardinhas, qualquer que seja a isca viva, procure usar as iscas encontradas no próprio local, pois assim você tem chance de ser mais bem sucedido em sua pescaria.

lambari isca viva

lambari isca viva

isca viva larva

isca viva larva

Alguns pescadores pegam suas próprias iscas vivas, seja com uma armadilha, tarrafa ou com Sabiki. Baldes, caixas plásticas com uma bomba tipo as usadas em aquários podem conservar as iscas vivas para um dia inteiro de pescaria. Alguns barcos também dispõem de compartimentos próprios para manter as iscas vivas.

Sua loja local pode ajudá-lo a escolher qual isca viva é melhor – varia conforme a estação, local e espécies de peixes que você pretende pegar.

Isca Morta

Como o nome indica também, esta isca é morta. A matriz da isca será a mesma que a isca viva, mas será muito mais barata e mais fácil de manter em um dia de pesca. Mais uma vez, sua loja local pode ajudá-lo a escolher qual tipo de isca é a melhor.

Algumas iscas mortas são iscadas inteiras- especialmente quando você está atrás de um peixe de tamanho maior. Mas, cortar a isca e dividir em pedaços menores é a maneira preferida para apresentá-la. O cheiro da isca será liberado na água ao redor, atraindo os peixes. O tamanho do bloco é dependente do peixe que você está buscando. A regra geral é usar uma isca grande para um peixe grande. Isso não quer dizer que um peixe grande não pode ser capturado em uma isca pequena ele pode. Mas, é muito difícil pegar um peixe pequeno em uma isca que é tão grande como eles são!

isca morta sardinha cortada 2isca natural morta camarão 1

Isca Artificial

O nome diz o segredo dessa isca. Não é uma isca natural. Esta categoria engloba tudo, desde um plugue que imita um peixe ferido, ou outra isca também muito boa conhecida como “colher”, pode ser também uma isca em forma de rã, caranguejos, camarões e vários outros tipos de iscas artificiais que a cada ano são criados novos modelos e formas que garantem sempre uma excelente pescaria.

iscas artificiais foto 3

Iscas artificiais têm o seu lugar – Eu pesco com elas em muitas das minhas pescarias. E eu estou disposto a tentar algo novo sempre. Mas, a verdade é que iscas artificiais são mais produtivas na maioria das vezes em minha opinião.

Tome cuidado com o marketing e embalagens muito atraentes, pois podem facilmente confundir um pescador apenas pela beleza e apresentação da embalagem e o resultado na pescaria pode não ser tão bom assim.

Mais uma vez procure se informar na sua loja de materiais de pesca local qual isca é a melhor para o tipo de pescaria que você deseja fazer.

Mas as boas marcas de iscas artificiais geralmente trazem nas suas embalagens instruções de como usar e quais peixes a isca costuma atrair. Um fabricante muito bom que eu uso e recomendo são as Iscas Poseidon. Todas as iscas trazem um excelente manual. Vale a pena experimentar!

Ponto de partida

Bom, eu uso todos os três tipos de iscas, dependendo do dia e das circunstâncias.

Eu não costumo usar todos os três tipos na mesma pescaria, mas eu costumo usar pelo menos dois tipos de iscas na mesma pescaria que são as iscas mortas e as iscas artificiais, já que as iscas vivas requerem um cuidado maior durante toda a pescaria.

Então, se você está começando a aprender a pescar, deixe o vendedor da loja ajudar você a escolher a melhor isca para o local e o peixe que você deseja pegar, ou a pegar o peixe da atual temporada.

Boa pescaria a todos e experimentem os três tipos de iscas, pois são extremamente divertidos e produtivos.

 

Marcelo Berlinski

Canal no Youtube: Pescas & Dicas (www.youtube.com/pescasedicas)

Quer anunciar seu produto canal?

Entre em contato conosco: pescasedicas@gmail.com

Logo Pescas e Dicas