logo
Leitores


Anchovas da fascinante região de ilha bela

Anchovas da fascinante região de ilha bela

Caros amigos pescadores, dessa vez aproveitando o inverno eu Erick Luengo fui até a região de Ilha Bela para mais uma pescaria, local que nessa época costuma ser muito produtivo pelas inúmeras ilhas, costeiras e parcéis espalhados por lá.

Na Região de Ilha Bela podemos fazer diversos roteiros de pesca, no nosso caso optamos em fazer a pescaria nas proxímidades da Ilha da Vitória e Ilha de Búzios, locais excelentes para a captura das anchovas e outros peixes da região.

Para essa pescaria optamos na montagem de dois equipamentos, Vara Lumis Jigging Pro para usarmos os jigs e Vara Lumis Top spin para usarmos os plugs, ambos os conjuntos usamos molinetes modelos 4000 abastecido com linha multifilamento 0.30 mm, utilizamos jigs entre 40 e 100 gramas e plugs de 10 e 14 cm.

Escolhemos equipamentos de light jigging para que a nossa pescaria ficasse mais emocionante, pois com equipamento mais leve a briga se torna muito melhor!!
Partimos bem cedo de São Paulo com destino a Caraguatatuba litoral de São Paulo local de partida da nossa aventura, chegando na marina por volta das 05h30 já se juntamos ao nosso amigo e Guia de pesca Fabio Kavaliers do famoso “Bote Branco” que nos recepcionou com ótimas notícias sobre as combinações de mar bom e época boa, nossa pescaria tinha tudo para ser fantástica!

Exatamente as 06h da manhã começamos a nossa navegação sentido Ilha da Vitória nosso primeiro local de parada, por volta de 01h de navegação já estávamos iniciando nossos trabalhos no primeiro parcel.

Iniciamos utilizando os equipamentos de light Jigging e logo nas primeiras jigadas as ações foram aparecendo para a alegria de todos os pescadores. Foram diversos peixes fisgados entre carapaus, galos e anchovas, entre uma ação e outra tivemos alguns jigs cortados, achávamos que eram as anchovas pois estavam em um grande cardume por lá, só que para a nossa surpresa não era ela e sim as Sororocas que estavam fazendo esse estrago, conseguimos tirar algumas para serem registradas nas fotos, muitos dublês fizeram também a alegria, pois é um peixe muito esportivo. O dia foi seguindo e as ações nos jigs foram diminuindo, assim antes de partir para o pincho o Guia Fabio nos deu a ideia de tentar os slow jigs com trabalhos bem lentos para ver se conseguíssemos mais fisgadas, e logo nos primeiros trabalhos “batata” a dica do nosso guia deu muito resultado, e além das ações com carapaus, sororocas, conseguimos fisgar belíssimas anchovas chegando próximo aos 5kg proporcionando brigas memoráveis a todos nós.

No final da tarde o braço já estava doendo de tanto jigar e fisgar peixes, porém ainda íamos pinchar os plugs na espuma próximo as pedras, local que as anchovas marisqueiras costumam se alimentar, assim navegamos até a ilha de búzios para tentarmos mais algumas anchovas agora no pincho, e como o dia estava maravilhoso não poderia ter sido diferente o Guia Fabio Kavaliers mais uma vez nos colocou em cima das Anchovas, a cada 3 pinchadas nas espumas era uma anchova fisgada, e como sempre brigas sensacionais.

Nossa pescaria se encerrou as 16h30, era nítido a cara de cansaço de cada um dos pescadores, mas com aquele semblante de felicidade e satisfação com a fantástica pescaria que tínhamos feito, literalmente tivemos ações o dia todo.
E foi assim a nossa experiência pescando na região de Ilha Bela, com certeza retornaremos para fazer diversas pescarias que essa região belíssima nos proporciona.

Agradecimentos ao Guia Fabio Kavaliers que nos proporcionou uma excelente pescaria nos colocando sempre em cima dos cardumes e com diversas dicas que fez com que a nossa turma tivesse maior resultado nas fisgadas e ao parceiro e grande amigo Washington Takahashi.

Erick Luengo
Pró staff -Mar

Voltar


Fotos


Topo