logo
TOPO


Lago do Tracaja AM

Lago do Tracaja AM

Na abertura da Temporada de Pesca Esportiva, que tem início no segundo semestre com a vazante do Rio Negro, a demanda de turistas que procuram o Amazonas para a prática dessa atividade, aumenta muito.
 
A pesca esportiva movimenta a economia que gera emprego e renda para os diversos moradores das cidades ribeirinhas que trabalham como guias, barqueiros entre outras atividades associadas. Municípios como Barcelos, Presidente Figueiredo, Autazes, Careiro e Rio Preto da Eva são alguns dos principais destinos propícios para a prática.
 
Nosso destino foi no Município de Careiro, Paraná do Mamori que dá acesso ao Lago do Tracajá, Lago do Maçarico, Rio Juma, afluente do rio Madeira, todos com grande potencial de pesca num cenário espetacular e diferentes estruturas formadas por galhadas, tocos e árvores submersas, vegetações aquáticas, encostas, drops (parte rasa que afunda gradativamente) e barrancos, locais com condições perfeitas onde abrigam os peixes mais procurados para a pesca esportiva do Amazonas.Segundo dados da Amazonas Tur, o potencial do segmento de pesca esportiva é bastante atraente atraindo anualmente mais de 10 mil turistas ao Amazonas, movimentando aproximadamente R$ 50 milhões.
 
O município possui dezenas de pousadas, Amazon Rhanna Lodge, do proprietário Sandoval, foi nossa estadia por uma semana. Localizado a 2:30h de Manaus, embarcando no porto do Ceasa, atravessando o encontro das águas dos Rios Negro e Solimões até o porto Careiro da Várzea de onde segue de transporte terrestre até o ramal 14 e por fim 20 minutos até a pousada. Oferece aos turistas pacote para a Pesca Esportiva em busca dos grandes tucunarés, pirarucus, aruanãs e traíras como também pacote para o Ecoturismo fazendo trilhas em meio a selva amazônica para visualização da flora e fauna. Passeios imperdíveis muito interessantes.
 
Amazon Rhanna Lodge é uma pousada com estrutura rustica, simples e muito aconchegante. Possui dois grandes chalés para refeições e 12 apartamentos com banheiro privativo, todos os ambientes com ar condicionado. Para quem gosta de compartilhar as fotos dos troféus fisgados, a pousada dispõe de internet Wi-Fi (não vá esperando por muita velocidade de navegação,mas suficiente para comunicação). No Pacote de Pesca ou Ecoturismo estão inclusas estadia com pensão completa, bebidas, barco com combustível e guia local.
 
O sucesso nas pescarias do Amazonas depende muito do nível dos rios. Quando mais alto, os peixes ficam mais para dentro da mata dificultando ou sendo impossível o arremesso da isca nessas estruturas e quando muito baixos, a água torna se barrenta dificultando a investida do peixe na isca.
 
A localização da Pousada Amazon Rhanna está muito próxima ao lago do Tracajá e Rio Juma. Nível do rio na primeira quinzena de outubro, época que fizemos a matéria, ainda estava um pouco acima da caixa. Pela pressão de pesca nos lagos, muitos pescadores partem para o Rio Juma que é um rio mais longo, necessitando mais tempo de navegação, mas com diversos pontos e grandes chances de capturar o tão sonhado troféu Tucunaré-Açu.Mas nem sempre onde a pressão é maior, não quer dizer que os peixes não estão no local. Foi o que aconteceu, com a experiencia e conhecimento dos guias, os maiores exemplares foram capturados no lago do Tracajá. Foram menos ações, mas grandes tucunarés que fazem explodir de adrenalina qualquer pescador. Iscas de superfície, meia água ou fundo não podem faltar na caixa para todas as ocasiões. Desta vez a isca da vez, para o nosso grupo, foram as de meia água e os jigs pois com iscas de superfície os tucunarés apenas rebojavam e não atacavam. Um ou outro tucunaré menor foram fisgados na superfície, bem como belas traíras e aruanãs.Independentemente do tamanho, a sensação é única ao ver o peixe atacando uma isca na superfície.
 
As estruturas exploradas na região são bem variadas, portanto os tipos de iscas utilizadas variaram bastante também. Para estruturas onde predominam as plantas aquáticas e capins a melhor opção foram as iscas soft com anzol lastreado pois conseguimos explorar o mais próximo sem enroscar na estrutura. Atualmente existem grandes variedades de iscas soft que podemos trabalhar com perfeição o comportamento da presa na captura dos tucunarés e outros peixes. Outra estrutura que encontramos foram troncos e árvores submersas onde apenas a copa ou os galhos ficam fora d´água. Neste caso iscas de meia água e jigs deram bastante resultados pois exploraram mais rapidamente o fundo próximo à estrutura. Nos troncos arremessos ultrapassando e trabalhando a isca até a estrutura foram bem produtivos. Iscas de superfície como hélices, zaras e sticks foram utilizadas em estruturas de galhadas, fazendo o lançamento o mais próximo e alternando a velocidade, ataques nas zaras e sticks apenas. Nas encostas, barrancos e drops variamos entre todas as iscas começando pelas de superfície até encontrar onde estavam atacando,ora na superfície, ora mais para o fundo, a apenas 1 metro de profundidade.
 
A pescaria na região do Rio Juma muda a cada temporada, se não pelo nível do rio, muda por alguns detalhes e que podem fazer a diferença na captura do troféu. Cores de iscas foram essenciais para o sucesso dessa matéria onde a grande maioria dos grandes tucunarés atacaram nos jigs com cores branco e vermelho. Pescaria muito difícil, mas que com o passar dos dias e com o nível do rio abaixando, mostrou muita ação e recordes pessoais superados para os três integrantes da equipe, Adriano Mantovani, Fabio Nomura e Jean Coqui. Ficamos completamente satisfeitos, realizados e com o dever cumprido de poder transmitir para vocês leitores uma pescaria acessível para quem gosta e quer pescar seu troféu no Amazonas, mas tudo isso sendo possível, pelo profissionalismo dos serviços prestados pela Pousada Amazon Rhanna Lodge. Sandoval e família, estão a frente pelo excelente receptivo e administrativo, com uma simples e ótima estrutura de acomodação, cozinheiras e assistentes dedicados a preparar e servir variedades e deliciosas opções de alimentação, deixando os clientes muito à vontade como se estivéssemos em casa com a família. Guias de pesca locais, experientes e atenciosos que fizeram a diferença, levam e deixam nós pescadores na cara do peixe, dando todo suporte na captura do tão sonhado troféu amazônico.Uma ótima opção para a próxima viagem de pesca.
 
Lembrando que é aconselhável para a pescaria no Amazonas, carretilhas com perfil baixo, de boa qualidade, Varas com ação rápida ou extra rápida de 20 a 25lbs, entre 5’,6” e 6’6”, Linhas de 40 a 50lbs, Leader de pelo menos 65lbs, Snaps reforçados são suficientes para fisgar os grandes Tucunarés-Açus e não ter nenhuma surpresa desagradável. Iscas de superfície 9 a 13cm variadas na caixa, com garatéias reforçadas, são essenciais para o sucesso na pescaria. Plugs na meia água e Zaras na superfície dão ótimos resultados, Hélices e Poppers funcionam mas não serão as mais utilizadas, Jigs com penachos são boas opções pois as lagoas são profundas e muitas vezes os peixes estão nas estruturas do fundo. É recomendado antes de ir viajar, a importânciada vacina contra Febre Amarela com 10 dias de antecedência;Proteção contra o forte sol da região; Levar um bom protetor solar, boné, buff e óculos escuros;Repelente contra mosquitos;Kit farmácia é sempre bom levar contendo, antialérgico, anti-inflamatório, remédio para reposição da flora intestinal e primeiros socorros como esparadrapo, gaze, band aid, antisséptico); Melhor prevenir, sendo assim, tomar e escovar os dentes apenas com água mineral para evitar eventuais infecções;Não se esqueça de levar máquina fotográfica e/ou filmadora para registrar os momentos e não esquecer a Licença de Pesca Embarcada.
 
Os passeios de Ecoturismo na Pousada Amazon Rhanna Lodge estão disponíveis para qualquer época do ano. Caminhadas em trilhas com observação da Flora e Fauna locais onde experientes guias mostram curiosidades, artesanatos e algumas técnicas de sobrevivência nesses ambientes remotos, passeios noturnos para observação de animais, pesca esportiva de piranha que é muito divertido e procurado por estrangeiros. Uma ótima oportunidade de conhecer um pouco da imensa Floresta Amazônica e do que ela tem a oferecer.
 
Para mais informações sobre a Pousada Amazon Rhanna Lodge, entrar em contato pelo Tel./WhatsApp 011 98176-9086 Fabio.

Fábio Nomura

Voltar


Fotos


Topo