logo
TOPO


Tem Tucunaré na Bahia?

Tem Tucunaré na Bahia?

Tem sim e muito!!!

Recentemente fomos convidados pela ABAPE (Associação Baiana de Pesca Esportiva) através de seu presidente Rodrigo (Digão), grande amigo e pescador, para em um evento organizado por eles de pesca, o II Torneio Cabras da Pesca, estarmos palestrando sobre os Cichlas (Os Tuccunarés) e o Pesque, Fotografe e Solte, evento que impressionou pela grandeza e qualidade, falaremos um pouco mais adiante nessa matéria.
 
Sabendo de nossa ida, a convite do guia local Gendiroba de pesca esportiva, chegamos dias antes para estar conhecendo alguns locais de pesca e o trabalho que ele vem desenvolvendo em prol da pesca esportiva no estado, principalmente do Tucunaré.
 
Chega o dia, embarcamos para Salvador, já no aeroporto fomos recepcionados pelo guia Gendiroba, pessoal incrível, extremamente alegre, de bem com a vida e de imediato mostrou o que já sabíamos, a receptividade do povo nordestino. Iniciamos as conversas sobre o trabalho que ele vem desenvolvendo no estado, esse que visa difundir cada vez mais o Pesque, Fotografe e Solte,um exemplo a ser seguido, bem como dar apoio e estrutura para que os pescadores interessados em pescar na região possa sentir o potencial da pesca local, principalmente dos Tucunarés Baianos.
 
Dia seguinte como é de praxe para todo viciado em pesca, fomos para água, o local escolhido por Gendiroba foi uma barragem chamada Joanes II, local dentro da região metropolitana de Salvador, que possui a espécie Cichlapinima, o popular Tucunaré pinima, local onde se chega em apenas 40 min saindo da capital. Chegando no local barco na água e fomos nós atrás dos peixes existentes por lá.

Estávamos também na companhia de um grande amigo baiano, Pinguim, também um grande pescador e defensor da pesca esportiva, esse que nos deu total apoio também em nossa estadia por lá. Início de pescaria era nítido tamanho conhecimento local e do comportamento do peixe que o nosso guia tinha, onde já vinha nos falando e indicando iscas, trabalhos e cores mais piscosas para termos sucesso em nossa pescaria, não demorou muito e começamos a conhecer os Tucunarés baianos.
 
O guia Gendiroba está fazendo um trabalho excepcional na Bahia, difundindo o Pesque, Fotografe e Solte, faz também excelentes fotos dos exemplares capturados por seus clientes como recordação, por sinal uma noção fantástica de fotografia para os clientes terem guardada aquela bela foto, tudo isso devido ao seu grande conhecimento na manipulação correta dos peixes, onde passa essa experiência a todos seus clientes, fazendo assim a correta prática do Pesque, Fotografe e Solte, desde o embarque correto, manipulação e soltura.
 
Importante comentar algumas coisas em relação as espécies de Tucunarés existente na Bahia, sendo que temos três espécies translocadas para açudes e barragens da região, o Cichlapinima (Tucunaré pinima), Cichlakelberi (Tucunaré amarelo) e o Cichlapiquiti (Tucunaré azul). Um fato também que gostaria de comentar e isso mostra tamanho potencial do estado para com essa espécie foi que, tivemos um evento organizado pela nossa marca CICHLAS® chamado, Os maiores Cichlas do Mundo, esse que tem como objetivo difundir o Pesque, Fotografe e Solte, onde uma das espécies que estavam sendo válidas era o Tucunaré pinima, com isso nada mais nada menos o campeão acabou sendo de uma Barragem da Bahia, é isso mesmo, nada mais nada menos que um Tucunaré de 74 cm, capturado em Joanes II a mesma barragem que fizemos a reportagem, inclusive o guia era o próprio Gendiroba que estava guiando nesse dia para Julio Cardoso o pescador que capturou o exemplar.
 
Importante é deixar também o legado da preservação que tem sido deixado pela grande maioria dos pescadores verdadeiramente esportivos Baiano, também o excelente e exemplar trabalho feito pela a ABAPE (Associação Baiana de Pesca Esportiva) com isso é certeza de preservação e um futuro mais ainda promissor para a pesca da espécie no estado.
 
A seguir segue os contatos do Guia Gendiroba caso alguém tenha interesse em pescar por lá, muitos passam férias em hotéis e resorts da região e podem dar uma escapada e fazer uma excelente pescaria também por lá. O mesmo também possui uma loja de pesca chamada Na Ponta da Linha, conhecida como NPL se necessitarem material para a pescaria.

Guia GendirobaTel: (71)99105-9978
Facebook: facebook.com/napontadalinha2/

RODRIGO SGAMBATTI
Pró staff

Voltar


Fotos


Topo