O CICHLA

Pescando o Cichla piquiti (Tucunaré azul)
Por: Rodrigo Sgambatti

Autor com seu filho João Gabriel com 3 anos na época no Lago de Serra da Mesa-GO
Na matéria anterior falamos um pouco sobre a espécie Cichla piquiti, o popular Tucunaré azul, nessa vamos destacar alguns dos tres principais locais em nosso território onde podemos encontrar essa espécie e em muitos desses exemplares de bom porte.
O primeiro local e meu preferido é o Lago de Serra da Mesa, esse que irei falar um pouco mais, se trata de um reservatório esse localizado no estado de Goiás, formado por três rios, Rio Tocantizinho, Rio Bagagem e o Rio Maranhão,  entrou em operação em 1998, era o primeiro em volume de água de 54,4 bilhões de metros cúbicos, porém nos dias atuais passa por sua maior seca, sendo preocupante a situação atual. As principais cidades próximas ao reservatório são Uruaçu, Minaçu, Colinas do Sul e Niquelândia. Com uma área de aproximadamente 1784 km² possui estruturais fantásticas para a captura da respectiva espécie, locais de pedra, pauleiras e ilhas submersas.

Um belo exemplar de Tucunaré Azul capturado no Lago de Serra da Mesa-GO
Na atualidade alguns outros locais se destacam pela piscosidade na captura, seja na quantidade como grandes exemplares, dentre eles podemos citar Três Marias – MG  e Lago do Peixe, porém hoje temos devido a translocação de exemplares tal espécie em quase todas as Bacias hidrográficas do Brasil, lembrando se tratar de espécie nativamente da Bacia do Tocantins-Araguaia.
Reservatório de Três Marias em Minas Gerais vem despontando nos últimos 3 anos pela quantidade de exemplares de bom tamanho capturados, possui um volume de água de 21 bilhões de metros cúbicos, menos que a metade de Serra da Mesa se compararmos, com 1040 km2 aproximadamente. Tem como principais cidades próximas a cidade de Três Marias que deu nome ao reservatório bem como a cidade de Morada Nova de Minas.
O terceiro reservatório que está com certeza entre os 5 principais do Brasil em piscosidade na pesca do Cichla piquiti é o do Lago do Peixe, esse localizado na cidade do Peixe no estado do Tocantins, formado pelo Rio Tocantins e pelo Rio Paranã, conta com diversas pousadas para suprir a necessidade dos pescadores, uma delas é a do grande amigo e pescador Mariozan, que além de uma excelente infraestrutura conta com a sua experiência por se tratar de uma pessoa nascida na região e profundo conhecedor dos hábitos e peculiaridade dos peixes locais, transmitindo aos seus piloteiros suas experiências para que seus clientes obtenham ótimas pescarias.

Exemplar capturado pelo autor no Lago do Peixe-TO na companhia de seu grande amigo Luiz