PESCARIA DE ROBALOS EM CANANÉIA

Por: Fábio Nomura 

PESCARIA DE ROBALOS EM CANANÉIA

Convidado pelo grande amigo e diretor da Revista Fishing News, Washington Takahashi, a participar de uma matéria de pescaria de robalos, juntamente com seu filho Octávio, eu, Fabio Nomura, do Jornal da Pesca, logo aceitei o convite, pois não há nada mais gratificante de ter, como parceiro de pesca, um grande amigo.
A pescaria foi realizada no litoral sul de São Paulo, município de Cananéia localizado a 265 Km da Capital e um dos maiores centros de pesca esportiva do Brasil. Na principal fonte de renda da cidade estão o turismo de pesca e o turismo ecológico, com belas praias de águas límpidas, Ilhas com diversas trilhas e cachoeiras e mata atlântica ao longo da sua faixa litorânea com trechos de restingas e mangues.
E foi exatamente nesse trecho de mangues que a nossa pescaria aconteceu. Com o guia Michel Chiló, morador de Cananéia e conhecedor de diversos pontos de pesca ao longo do canal. Nossa pescaria foi apenas com iscas artificiais de fundo, meia-água e superfície como Jumping Jigs, Jig Heads, Plugs e Sticks.
Saindo da marina do Clodo, na SP Bagre, partimos em direção a alguns pontos como a Laje, Rio Boguaçu, Rio Guacici entre outros. Foi um dia de muitas ações de robalos e em todas as iscas. Ora na superfície, ora no fundo. Em alguns locais mais fundos, as ações se concentravam mais nos Jig Heads com camarão e em outros mais rasos e com drop (locais com margens rasas e que de repente ficam fundos), nos Sticks.
Os arremessos com os Sticks eram bem próximos das estruturas e o trabalho da isca com movimentos rápidos e algumas pausas. Eram nessas pausas que o ataque dos flechas acontecia. Algumas vezes o ataque era tão voraz que o peixe jogava a isca para cima. As ações eram tantas que logo após o ataque, com a isca parada, boiando, o peixe novamente dava uma investida. Indescritível a emoção de ver e sentir uma cena dessas!! Já os robalos pevas, com trabalho mais lento das iscas, a fisgada era certa e as brigas eram boas!! Nos pontos dos rios, onde havia mais ações, o guia Michel apoitava o barco, dava um descanso para o motor elétrico e ali ficávamos, eu na proa, Octávio no meio e Washington na popa fazendo a nossa pescaria.
Na Lage, pela característica do local, podemos optar por pescar na superfície ou no fundo. Eu pesquei com stick, peguei alguns robalos, não grandes mas sempre muito emocionantes, o Washington com Jig Head travou uma briga boa com um bom exemplar mas infelizmente acontece muito, acabou arrebentando a linha e não vimos a cara do peixe e o Octavio com os Jumping Jigs trickizinho e sapogu, da KSF, cansou de pescar as pescadas.
Enfim, foi uma pescaria muito gostosa, com um dia de tempo fresco, ora nublado, ora com sol mas muito prazeroso acompanhado pelos meus amigos. Muito satisfeito e agradecido por esse dia. Voltamos para a marina do Clodo com alguns peixes que garantiram o sashimi e a fritura do nosso jantar.
Como a noite já estava próxima, decidimos pousar na casa do guia Michel, local onde os pescadores podem optar por passar a noite, para na manhã da pescaria estarem bem dispostos e descansados. A casa possui um quarto com três camas de solteiro, fornece roupas de cama e toalhas, não havendo necessidade de levar. Tem banheiro para os hóspedes, sala com TV a cabo e a cozinha onde é servido um café da manhã antes da pescaria . Para quem ficar o final de semana, o jantar está incluso na diária da hospedagem e o custo é muito bom.
Para a pescaria com plug e stick, foram utilizados varas de 14lbs a 17lbs, carretilha perfil baixo com capacidade para 100m de linha multifilamento de 20lbs e leader de fluorcarbono de 30lbs. Já na pescaria com jumping jigs e jig heads, o equipamento utilizado foi vara de 17lbs, carretilha perfil baixo com capacidade para 100m de linha multifilamento de 30lbs e leader de 30lbs.
Bons pinchos e uma ótima pescaria!!!

FÁBIO NOMURA

Agradecimentos:
Guia de Pesca em Cananéia
Guia Michel Chiló
Tel.: 01197464-7610

KSF Jumping Jig e Jig Head
Site: www.jigksf.com.br
Representante: 011 98151-3620 Silvio
E-mail: st.kuramoto@bol.com.br

Fabio Nomura
Tel. 011 98176-9086

Camarão Soft e Jig Head Zagaia
www.zagaialures.com.br