Pages Navigation Menu

QUERO IR PESCAR NA PRAIA. QUAL CHUMBADA USAR?

QUERO IR PESCAR NA PRAIA. QUAL CHUMBADA USAR?

 

E ai pessoal tudo bem com vocês?

 

Vamos tratar de um assunto hoje que considero de extrema importância para uma boa pescaria, mas infelizmente vejo muita gente nas praias usando o material incorreto nas pescarias de praia.

 

Bom, isso é uma dúvida que acredito que muitos tenham, pois sempre que vou pescar na praia vejo o pessoal usando a chumbada errada. Ou é leve, ou pesada, ou o modelo não é ideal para aquela maré daquele dia, etc.

 

Em primeiro lugar algumas coisas que devemos analisar quando chegamos para pescar em uma praia é se o mar está calmo ou de ressaca, se está parado ou correndo para os lados, e coisas desse tipo. Até o vento devemos reparar.

 

Mas para isso primeiro temos que preparar o material adequado para pesca de praia ainda em casa. Não apenas as chumbadas, mas todo o material, como por exemplo, tipo de vara, molinete, linha, entre outras coisas. Devemos lembrar que a pescaria de praia pode não parecer mais é uma das mais difíceis que existe pois são vários fatores envolvidos.

 

Vamos analisar alguns deles.

 

Em uma praia temos, vento, ondas, correntezas, canais, tipo de peixe que desejamos pescar etc. e com isso temos que levar o material correto como, varas para arremessos longos, molinetes do tipo, long cast, linha o mais fina possível para que o arremesso vá o mais longe possível, anzol do modelo correto e chicote montado da forma correta.

 

Bom, ai chegamos na parte da chumbada, e nos perguntamos, a final, qual chumbada usar com o material que estou utilizando e com a maré do jeito que está hoje?

 

Ok, primeiro devemos nos atentar ao material que estamos utilizando naquele dia.

 

Vamos a um exemplo.

 

Você levou uma vara de fibra de carbono de 4.20m. ok, eu acho um tamanho ideal, mas qual peso de chumbada você vai usar? Ai você precisa ficar atento no canting da vara. Por exemplo, a vara tem um casting de 80 a 250 gramas. Então você já sabe que a chumbada precisa pesar no mínimo 80 e no máximo 250 gramas, pois pelo contrário se for uma chumbada com peso abaixo do indicado na vara o arremesso praticamente não vai sair, vai ser um arremesso extremamente perto e digamos, meio “frouxo”.

 

Já se você usar uma chumbada com peso acima do indicado na vara, no caso acima dos 250 gramas, a vara pode simplesmente não aguentar e quebrar. Então em primeiro lugar devemos combinar o casting da vara com o peso do chumbo.

 

Ok, agora temos um segundo fator que é qual modelo de chumbada você deve utilizar na pescaria de praia?

 

Existem vários modelos de chumbadas que podem ser aplicadas na pescaria de praia, mas para simplificar vou resumir a apenas dois modelos para facilitar para todos, mais principalmente para os iniciantes.

 

Vamos aos modelos.

 

Digamos que você chegou para pescar hoje e o mar está calmo, não está correndo e digamos, está aquele mar ideal para pesca.
Nesse caso eu recomendo o modelo BOMBA.

 

Chumbada Bomba

 

Esse modelo é muito bom pois é muito utilizado para arremessos a longa distância, pois pelo seu formato tem uma ótima aero dinâmica, ajudando muito nos lançamentos. Então para um mar calmo eu recomendo o modelo BOMBA.

 

E se pelo contrário, você chega na praia e o mar está bem agitado e correndo para os lados?

 

Ai eu recomendo o modelo PIRAMIDE.

 

Chumbada piramide comum Chumbada piramide concava

 

Esse modelo é excelente para esse tipo de mar pois ele afunda na areia se fixando muito bem e fazendo o chicote ficar exatamente aonde desejamos.

 

Mas o modelo pirâmide tem algumas desvantagens que são as seguintes:

 

O arremesso não costuma ser tão longo em comparação com o modelo bomba, já que a aero dinâmica da chumbada pirâmide não ajuda muito no arremesso e acaba fatalmente caindo mais perto.

 

Também tem a desvantagem de quando estamos puxando, ou seja, quando estamos recolhendo o arremesso, sentimos um peso muito grande já que a pirâmide vem arrastando na areia e prendendo no fundo, justamente por causa do seu formato.

 

Area de contato das chumbadas (comparação)

 

Mas o ponto positivo é que pelo menos nós conseguimos manter a chumbada parada no local que arremessamos e conseguimos passar um dia agradável de pescaria.

 

Para finalizar eu gostaria de mencionar uma terceira chumbada que funciona muito bem tanto em mar calmo quanto em mar mais agitado que é a chumbada BOMBA COM HASTE DESARMÁVEL.

 

Chumbadas com alça desarmavel

 

É uma chumbada do tipo bomba que tem hastes desarmáveis. Funciona da seguinte maneira. Quando for arremessar nós armamos a garateia e jogamos e deixamos apoitar no local de pesca. A chumbada vai fazer seu papel de manter o chicote no local mesmo com um mar mais mexido, justamente pela presença das hastes na chumbada, funcionando basicamente como uma chumbada PIRAMIDE. A grande vantagem está no recolhimento, pois quando recolhemos, as hastes simplesmente desarmam deixando um recolhimento tão suave com o das chumbadas BOMBA normais.

 

Então resumindo eu recomendo, chumbadas BOMBA para mar calmo, chumbada PIRAMIDE para mar agitado, e chumbada BOMBA COM HASTES DESARMÁVEIS, servindo como uma chumbada “coringa”, tanto para mar calmo quanto para mar agitado.

 

Aerodinamica Chumbada

 

Então pessoal. Espero ter colaborado com vocês em mais essa matéria.

 

E vejam as imagens, reparem bem nos detalhes das chumbadas, e na suas próximas comprinhas experimentem levar algumas dessas pra casa.

 

Esteja sempre bem preparado nas suas próximas pescarias! ;)

 

 

 

Por: Marcelo Berlinski (jornalista e apresentador no canal Pescas & Dicas).

 

Canal no Youtube: Pescas & Dicas.

 

Link para o canal: www.youtube.com/pescasedicas

 

 

 

Se você deseja anunciar no canal Pescas & dicas favor entrar em contato:

 

Contatos: pescasedicas@gmail.com

 

Tels.: (21) 2137-2705 / 98877-9226

Logo Pescas e Dicas