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O Show da TradeShow

O Show da TradeShow

A 15º edição da maior feira de pesca, náutica, tiro esportivo e outdoor do Brasil aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de março de 2023 e posso afirmar com toda a certeza que o evento foi um grande sucesso.  Não só pelo número de expositores ou frequentadores, mas também pelo excelente nível de organização, estrutura e oferta de suprimentos necessários a realização de um evento desta magnitude. A Começar pela quantidade de pessoal alocado nas atividades mais importantes de um evento do tipo, como o número de atendentes nos guichês de credenciamento, profissionais da segurança, organização e limpeza.
Em que pese o volume de pessoas presentes na feira ter sem sombra de dúvidas aumentado de forma significativa em relação aos anos anteriores, toda a estrutura necessária ao atendimento das incontáveis demandas dos presentes foi correspondida a altura.  Desde a higienização frequente e impecável dos banheiros até a oferta de alimentos e respectivas mesas para acomodar os presentes, durante todo o tempo de funcionamento.
O número de expositores também aumentou e além de marcas renomadas que estão presentes todo ano, pude notar um aumento significativo de novos importadores e fabricantes, clara resposta a demanda pela prática de atividades ao ar livre como um todo, já divulgadas por pesquisas nacionais e internacionais, inclusive citadas em matérias por mim aqui escritas nessa respeitável revista.
De acordo com a National Oceanic and Atmospheric Administration  em 2022 a pesca nos Estados Unidos “movimentou 165 bilhões de dólares em vendas comerciais e 89 bilhões de dólares em vendas recreativas”. Números significativos até mesmo para a maior economia do mundo. Tal como lá, esse interesse por atividades outdoor e pesca esportiva no Brasil parece ter crescido de forma significativa, fato notado pelo número de lojistas e simpatizantes que frequentaram a feira nos 3 dias. Em alguns pontos da feira e em determinados horários era difícil até mesmo a locomoção, de tanta gente interessada nesse nicho fantástico.  Eu particularmente considero fantástico pois na maioria das atividades abordadas existe um apelo socio ambiental, visto que a preservação dos ambientes onde as práticas são realizadas é extremamente necessária para a própria existência das atividades.
 A importância de estar presente na maior feira brasileira do nicho foi reforçada com a chegada de marcas consagradas internacionalmente como a Hidea Motors (maior grupo náutico da China) e a Pioneer Tackle (campeã de vendas asiática) que finalmente chegaram ao Brasil de forma definitiva. Marcas brasileiras que se internacionalizaram e já são consagradas no Brasil como as do Grupo Nautika também marcaram a presença este ano, reforçando a magnitude e crescimento do evento.
Um detalhe que chamou a atenção para o apelo ambiental promovido pela pesca e pelas práticas outdoor como um todo, foram as palestras da Marulho e do Clube da Pesca.org . A convite do Grupo Nautika e abraçado pela administração da feira, ambas instituições palestraram no auditório e relacionaram a pesca com atividades socio ambientais. A Marulho é um negócio de impacto socio ambiental que transforma redes fantasma em objetos para uso, como redes de descanso, porta frutas, entre outros. A ideia é recolher as redes fantasmas e evitar a mortandade de animais. De acordo com a National Geographic, as redes de pesca abandonadas no mar matam só no Brasil mais de 25 milhões de animais marinhos por ano. Por sua vez o Clube da Pesca.org, velho conhecido e parceiro desta revista, atua na conscientização e promoção da pesca esportiva como turismo ecológico, por meio do audiovisual e teve esse ano o documentário seriado “Fishing Factor”, publicado na Amazon Prime Internacional. A produção ressalta o desenvolvimento sustentável das regiões onde a pesca é praticada e promove a atividade, incentivando inclusive o turismo internacional para que pescadores do Mundo todo venham conhecer o Brasil.
Analisando o perfil médio do visitante foi possível concluir que se tratava de um público qualificado que foi ao evento conhecer as novidades do segmento. Fato que ficou evidente a todos foi a presença de muitas mulheres e também da nova geração. Presenças ilustres como da Diretora de Mulheres e Diversidade da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva, Hellen Pontiere e a influencer e fundadora da página “Mulheres na Pesca”, Sávia Neres nos indicam como o crescente e maravilhoso mundo da pesca está cada vez mais próximo da igualdade, onde mulheres podem praticar as atividades de igual para igual, sem nenhum tipo de preconceito ou discriminação.
Muitas crianças e adolescentes, amantes das práticas outdoor, principalmente pescadores, foram à feira para prestigiarem as marcas e influencers mirins que ganham destaques nas redes sociais, ajudando na promoção e conscientização da necessidade do Pesque e Solte.
Pude ainda entrevistar dois deles, Henrique Bittar e Lucas Yuji Naruke, pessoas incríveis que vem fazendo a diferença no segmento, inspirando novos praticantes a iniciarem na modalidade por todo o Brasil, e encerro aqui, caro leitor, minhas impressões sobre a Trade.
 

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